Em abril desse ano a Revista Glamour lançou a campanha #SemMakeComGlamour (ou #CaraLavada) com várias celebridades como Sabrina Sato, Ticiane Pinheiro, Valesca Popozuda, entre outras. Achei muito bacana e na época até aderi a selfie sem maquiagem no meu instagram (@vanduarte_estilo_imagem).

Desde então venho prestando atenção em vários movimentos semelhantes, celebridades internacionais aderindo a movimentos parecidos a este e todos comentando sobre a tal “ditadura da beleza”, como a obrigação de estar sempre bela vem tomando conta não só das pessoas famosas, mas sim da mulher comum com uma rotina normal.

Foi então que hoje pela manhã fui “desafiada” por uma amiga de Instagram, a Carla do @notrabalho (sigam ela dá várias dicas sobre looks de trabalho), a postar uma selfie #SemMake e foi então que fui pesquisar e olhar as hashtags com mesmo nome ou mesma campanha. Vi muitas “linhas” de pensamento, desde as mais radicais até as mais neutras que estão fazendo as selfies só por brincadeira.

Decidi fazer a minha selfie, participar da campanha e escrever aqui para vocês o que acho sobre o assunto.

sem-make-com-glamour-cara-lavada-vanduarte-4

Primeiramente acredito que nada tem de errado buscar o belo, a harmonia do corpo, rosto, etc. Errado e ruim são os excessos que muitas vezes não surgem da “indústria” da moda/beleza e sim das próprias mulheres e homens que não trabalham bem a sua auto estima e querem se espelhar em pessoas de tipo de corpo, rotina e beleza diferentes, sendo assim essa imagem idealizada é quase impossível de ser atingida e geram as tais frustrações e exageros que vemos em todo lugar.

sem-make-com-glamour-cara-lavada-vanduarte-2

Para acompanhar celebridades, modelos e outras pessoas com a beleza que cada pessoa elege como “ideal” são feitas várias barbaridades. Meninas muito novas, mulheres maduras e independentemente da idade hoje estão buscando ficar parecidas a bonecas, perfeitas e fazem verdadeiros “rebocos” (como eu costumo chamar), perdendo a real beleza que cada indivíduo tem.

Na verdade percebo mais que isso, com a explosão de moda no Brasil, as mulheres tentam atingir O PADRÃO ! Sim, o padrão da “modinha” que está se usando, esquecendo do seu próprio estilo pessoal, das suas preferências e até mesmo delas próprias.

sem-make-com-glamour-cara-lavada-vanduarte

Então eu sou a favor do movimento sem make? Não, principalmente de um em específico #TerçaSemMake (quarta, quinta, não importa) que incentiva ir ao trabalho sem maquiagem nenhuma, de cara lavada.

Como consultora de estilo e imagem, falo com propriedade que a imagem pessoal hoje não é mais questão de luxo ou vaidade, é necessidade.

Assim como no mundo animal, em que as espécies se enfeitam, dançam, se exibem para chamar a atenção dos parceiros, serem vistos pelos grupos e até para se tornarem líderes da sua comunidade, nós seres humanos também temos isso. A procura pela beleza – a sua melhor parte – é boa, o que estraga é a linha tênue em se tornar outra pessoa ou fugir de você mesmo para se projetar no outro.

A maquiagem deve fazer parte da rotina matinal, assim como tomar banho e se vestir. O processo de se maquiar é uma espécie de ritual que ajuda na auto estima e auto confiança de muitas mulheres.

Sou contra a maquiagens super elaboradas para o dia a dia, com excesso de produto, olhos escuros e tudo mais que andamos vendo de forma recorrente por ai.

maquiagem-exagerada

Sou a favor de uma maquiagem leve, com toques bem suaves e que permitam ressaltar a beleza natural da pessoa e não destacar a make em si.

Quem me conhece sabe, eu por exemplo não uso base quase nunca, sou adepta ao bbcream, tanto por praticidade, quanto por suavidade de cobertura.

MAQUIAGEM-LEVE-SUAVE-NATURAL

Olha que bacana essa imagem da Karen do blog “E ai beleza?”, a maquiagem dela basicamente só escondeu as espinhas –  o que incomodava ela no momento. Muitas mulheres sofrem com transformações hormonais sempre e sua pele reflete isso, então porque não corrigir?

Condená-las por usar maquiagem diariamente e esconder as imperfeições que as deixam inseguras e deprimidas é sim REPRIMIR e não libertar.

antes-e-depois-espinhas-como-corrigir-e-ai-beleza

Olha que mulher linda e como ficou ainda mais bela ressaltando alguns pontos do rosto com a maquiagem leve?

ANTES-E-DEPOIS-MAQUIAGEM-LEVE

Aqui outro exemplo bem bacana para quem tem olheiras ou bolsas d´agua como eu. Como seria chegar no trabalho com esses olhos inchados? A maquiagem deu ar saudável e super sutil a moça.

Com toda certeza não passaria uma imagem legal (na primeira imagem) chegando ao trabalho, seja lá qual ramo e segmento for a empresa.

antes-e-depois-maquiagem-natural

Por fim uma imagem somente de correção de sobrancelhas que muda e ressalta o olhar de forma bem natural, vejam:

antes-e-depois-sobrancelha2

Pois bem, na consultoria de imagem trabalhamos o que chamamos de maquiagem corretiva, apropriada ao seu tipo de rosto. Adequando a imagem que a pessoa deseja transmitir com o que ela já tem. Ainda como exemplo a sobrancelha, um modelo muito arqueado pode transmitir a ideia de alguém bravo e distante, se trabalhado o contorno a mesma pessoa pode ter uma expressão mais leve da sua face e tornar-se mais receptiva inconscientemente para as outras pessoas. Entre muitas outras coisas que podemos falar em outro post se vocês quiserem para não estender esse aqui.

sem-make-com-glamour-cara-lavada-vanduarte-3

Lembre-se que o fato de nos maquiarmos e colocarmos adornos em nosso corpo é um ato de carinho conosco e com as pessoas que nos relacionamos!

Aqui estão as minhas selfies participando da campanha #CaraLavada, porém eu incentivo o bom senso, a medida certa para cada um, sem exageros ou grandes transformações do corpo, do rosto ou seja lá o que for. Vamos respeitar a adorar a beleza de cada pessoa assim como ela é!

E o que vocês acham?

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto. Deixe um comentário abaixo, vou adorar saber.

Beijo grande,

Vanessa Duarte

@vanduarte_estilo_imagem www.facebook.com/vissconsultoria

 

 

 

by // 4 Comments

4 Comments on Campanha sem make, será que resolve?

  1. Nath Araújo
    2 de setembro de 2014 at 23:10 (3 anos ago)

    Adorei, Van! Uso maquiagem todo dia (nem quis participar desse desafio hahahah), mas sou super adepta da maquiagem leve 🙂 amo as da Olívia Palermo por isso!
    Agora um comentário sobre as suas fotos: que pele boa, menina!! Conta o segredo aí hahaah
    Beijos!

    Responder
    • Vanessa Duarte
      3 de setembro de 2014 at 12:12 (3 anos ago)

      A Olivia arrasa muito né? Sempre make leve, elegante, sem exageros e mostrando a beleza real e natural dela neh?!

      Hahaha vou contar. Você me deu uma ideia, vou gravar um vídeo rapidexxxx rs..

      Beijooo adorei sua opinião =)

      Responder
  2. Djalma Santos Mariano
    2 de setembro de 2014 at 22:40 (3 anos ago)

    Eu concordo em tudo que você escreveu a respeito dessa campanha. Para acompanhar o padrão de beleza dos dias de hoje sem maquiagem é impossível. Não vejo um motivo para o não uso de maquiagem. Só acho que é preciso um toque de bom senso pois vejo muito excesso sem necessidade.
    Uma maquiagem leve e bem feita faz uma agradável diferença.
    Adorei a máteria Vanessa Duarte.

    Responder
    • Vanessa Duarte
      3 de setembro de 2014 at 12:09 (3 anos ago)

      Que bom ouvir a opinião de um homem a respeito disso. Obrigada Djalma!

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *