Blog-vanduarte-entrevista-joao-freire-4A nossa entrevista de hoje, mostra um pouquinho da rotina e da visão desse stylist que de pouca só tem a idade, digno de um currículo admirável o João Freire mora em NY e conta para nós como descobriu a sua paixão por consultoria de estilo e imagem…

Morei na Califórnia, em Barcelona e agora em Nova York. Trabalho como consultor de imagem independente e como personal shopper na Saks – em parceria com uma americana, personal shopper também há mais de 10 anos. Sou especialista em menswear… acabei de me formar na FIT – Fashion Institute of Technology – tenho muito a aprender, mas estou muito feliz e realizado com o que tenho vivido agora.  O meu site é sobre consultoria de imagem e estilo – dou dicas para os homens como combinar pecas, acertar no tom das cores, dicas de estilo, mas também dou muitas dicas de lugares e informações – aproveitando que viajo bastante. Fujo das dicas de turistas – procuro levar informação bacana e local dos lugares que indico.

O João tem apenas 24 anos e vai se dividir entre Brasil e NY este ano. Conheci por meio do TiZKKA, aquele app de moda que eu faço parte e amo, por lá tive oportunidade de conhecer parceiros e colegas incríveis assim como o João. Além de talentoso, ele é muito estiloso, então fiz questão de perguntar algumas coisinhas para ele, vem ver:

Blog-vanduarte-entrevista-joao-freire-1

SOBRE A DESCOBERTA DA CONSULTORIA DE ESTILO E IMAGEM

A moda sempre foi uma paixão e  por coincidências ou não, muitos amigos já trabalhavam na área – o que me ajudou quando decidi mudar de carreira. Acredito que é possível aproveitar todas experiências que adquirimos ao longo da vida – Relações Internacionais é um curso que te permite trabalhar em áreas completamente distintas. Não me arrependo da minha graduação – acredito que através do RI expandi minha paixão por outras culturas e conhecimento. Conheci o curso de Consultoria de Imagem e Estilo na própria FAAP – onde me formei, e me apaixonei pela profissão.

A PROFISSÃO NOS EUA JÁ ESTÁ DISSEMINADA, AQUI NO BRASIL NEM TANTO. NA SUA OPINIÃO QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO?

Em Nova York, a Consultoria de Imagem já conquistou o seu lugar no mercado de trabalho – o numero de cursos e de estudantes aumenta cada dia mais. Já existem associações internacionais – em NYC, que reúnem Consultores de Imagem para promover eventos, trocar experiências, networking… Acredito que o Brasil vai chegar lá, mas a passos mais lentos. O consumidor brasileiro é super conservador e enraizado em seus costumes e hábitos. As pessoas devem ter a consciência de que imagem é fundamental em todas as áreas de sua vida. E ainda, devem saber que imagem vai muito além de roupas ou acessórios. Postura, comportamento, educação, guarda-roupa, conteúdo… São todos os elementos necessários para uma construção de uma boa imagem. Nova York é uma cidade super business e as pessoas que moram aqui sabem a importância da construção de uma boa imagem – sua imagem é a sua identidade, e no mundo dos negócios e/ou das negociações, você precisa ter sua identidade bem definida e presente, caso contrario, você será esquecido ou perderá o caso.

Blog-vanduarte-entrevista-joao-freire-5

O QUE É MODA PARA VOCÊ? O QUE É “ESTAR NA MODA”?

Acredito na seguinte formula quando me perguntam sobre “estar na moda”. Moda = Estilo Pessoal = Personalidade. Estar na moda” é ter seu estilo pessoal bem definido, você se conhecer e saber aproveitar o máximo da sua personalidade, transmitindo sua personalidade em suas escolhas na hora de se vestir.

QUAL O SEGREDO DO ESTILO DOS NOVA-IORQUINOS?

O segredo eu ainda não descobri – mas o que admiro nos nova-iorquinos é a coragem e a originalidade na hora de se vestir. Todos se vestem como desejam, seguindo seu estilo e gosto. O foco das pessoas não estar na aceitação alheia – eles se vestem para si mesmos e transmitem sua personalidade em seus outfits. O seu estilo de vida influencia em tudo na sua vida  – ter consciência disso, é um dos passos do acerto na hora de se vestir e se comportar.

TENDÊNCIAS INVERNO 2015

No universo masculino, os homens estarão cada vez mais modernos em seus acessórios. Tenho notado um forte avanço nos acessórios e uma modernização nos casacos masculinos. Acredito que nesse inverno, os acessórios estarão em alta!

Blog-vanduarte-entrevista-joao-freire-2

Você precisa descobrir seu estilo pessoal e explorá-lo. Transmitir sua personalidade através da sua imagem – dessa forma, você cria sua identidade, e as pessoas irão notar e lembrar da sua presença – hoje em dia, a moda se tornou acessível e todos tem acesso às mesmas coisas – você precisa criar um diferencial – e para mim, esse diferencial se chama estilo pessoal.

O QUE ACHOU QUE JAMAIS PODERIA USAR E HOJE USA SEM PROBLEMAS? E O QUE JÁ USOU E TEM VERGONHA POR TER USADO UM DIA?

Óculos espelhados – tinha o maior preconceito, simplesmente não gostava. Hoje, adaptando o meu gosto com a tendência, descobri modelos que adoro e agora não consigo viver sem (rs.)! Quando era mais novo, tive transições e diferentes estilos – até descobrir o meu verdadeiro gosto na moda. Olhando para trás me arrependo de ter usado peças que não tinham nada a ver comigo, eu estava perdido na hora de me vestir. (O que é normal, por isso nós profissionais estamos dispostos a ajudar e guiar nossos clientes.)

3 MAIORES DESCOBERTAS FASHION

Investir em sapatos bem diferentes, outfits monocromáticos (todas as pecas de uma mesma cor) e desenvolver uma habilidade de usar uma peça com diferentes propostas. Já escrevi no meu site uma vez – sobre compras inteligentes, e acredito que este é um dos maiores segredos na hora de se vestir – compras peças que podem ser usadas com outras, mudando a proposta para cada situação ou evento.

Blog-vanduarte-entrevista-joao-freire-3

FRASE DE MODA PREDILETA

“Menos é mais!”

Vale a pena acessar o site do João (http://www.joaofreire.com.br) e seguir o Insta @freirejoao, muitas inspirações, tanto para os homens quanto para as mulheres que buscam não só estilo, mais também lifestyle.

Espero que tenham gostado, deixem seus recadinhos aqui e quem quiser falar com João pode entra em contato com o e-mail contato@joaofreire.com.br

Beijo grande,

assinatura

by // 2 Comments

2 Comments on Entrevista Personal Stylist João Freire

  1. Gustavo
    3 de Fevereiro de 2015 at 11:42 (3 anos ago)

    Adorei a entrevista!!! Muito inspiradora para mim! Obrigado.

    Responder
    • Vanessa Duarte
      3 de Fevereiro de 2015 at 20:22 (3 anos ago)

      Amigo!!! Juro que ia te mandar o link mas você viu antes, pensei em você na hora… vamos aumentar o conteúdo masculino do blog! =)
      Que bom que gostou, beijooo

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *