Para fazer este post me inspirei na exposição de arte que está rolando aqui em São Paulo no Instituto Tomie Ohtake, chamada “Obsessão Infinita” de Yayoi Kusama, uma artista japonesa que tem como marca registrada os dots (pontos) em suas obras e hoje vim falar dos “pontos” nas peças de roupas.

Os poás, também chamados de “pois”, “polka dots” ou “bolinhas” estão super em alta e vieram muito forte neste inverno.

O poá pode representar uma estampa tradicional, retrô e até mesmo romântica, o que vai diferenciar um do outro é o tamanho do ponto, coloração e modelagem da peça.

Vamos aprender a usar essa estampa tão versátil?

Poá tradicional

O poá tradicional é o branco e preto, podendo ser negativo (fundo escuro e pontos brancos) ou positivo (fundo branco e pontos pretos). Para uma mistura mais clássica mantenha o branco e preto, coloquei também acessórios caramelo para dar um ar mais casual.

Quanto maior o ponto (bolinha), mais volume cria na silhueta, ou seja, a parte do corpo que quiser disfarçar não use poá de bolas muito grandes.

POÁ

Poá discreto

No dia a dia é possível usar a estampa de poá de forma bem discreta. Cores como azul marinho, tom sobre tom (ex do jeans) e tons neutros, mantém o toque de graça do poá sem trazer tanto destaque.

POÁ (3)

Poá com cor

Se a estampa do poá for preta e branca (negativa ou positiva) poderá ser combinada com qualquer cor. Agora se o fundo da estampa ou a própria bolinha for colorida opte por uma peça de tom neutro para acompanhar, assim como a saia abaixo rosa e o tricô cinza.

Essa combinação deixa os looks alegres e divertidos.

POÁ (2)

Poá com mix de estampas

Se você é mais ousada ou adora tendências é hora de misturar o poá com outras estampas. Floral, listras, étnico, xadrez e até animal print (onça) são as estampas da vez para serem combinadas com o poá. Dica: tome cuidado com exageros, se misturar duas estampas use acessórios mais neutros e que chamem pouca atenção no look.

O hit do inverno é misturar o poá com animal print, ambos já se tornaram estampas “básicas” para as fashionistas, mistura certeira se você quer arrasar!!

POLKA DOT

POLKA DOT (2)

Poá no trabalho

Dá pra usar o poá tranquilamente no ambiente empresarial, só é preciso alguns cuidados. O primeiro ponto de atenção são as cores, cores neutras são essenciais uma vez que o poá já trará um ar mais casual ao look. Segundo ponto é evitar a estampa com bolas muito grandes, quanto menor o ponto mais clássico será e mais apropriado ao trabalho também.

POÁ (4

Poá romântico e feminino

O poá pode ser leve, sofisticado e bem feminino. Cores claras já trazem um ar mais suave e feminino às produções, se quer um poá com esta intenção use cores claras e próximas, como no exemplo o cinza claro com off white. Já para trazer um toque romântico abuse de babados, rendas e modelagem evasê ou rodada, combinado na própria estampa como na foto da saia midi com maxi poá, ou ainda combinando com uma peça lisa, como no exemplo da saia mostarda comprida.

POLKA DOT (4)

Poá com poá

Usar um look todo com a mesma estampa pode ser uma proposta ousada mais ao mesmo tempo bem atual. O look todo poá fica divertido e alegre.

Pode trabalhar com tamanhos diferentes dos pontos, com negativo e positivo, cores diferentes e muito mais, é só se divertir e tomar cuidado somente com as proporções do corpo. Lembrando que a parte que se deseja esconder ou equilibrar deve ter a cor mais fechada e tamanho da bolinha menor.

POLKA DOT (3)

Outras inspirações

É possível brincar muito com essa estampa, usando com jaqueta de couro preta ganha um ar mais “rocker”, colocando cor e misturando estampa trazemos uma criatividade e personalidade forte ao look e por outro lado, pode trazer elegância e sofisticação se trabalhado com cores e tecidos leves.

Veja aqui o meu look com saia midi de poá preta e branca – 1º look do SPFW

POÁ (5) POLKA DOT (5)

Está na dúvida em comprar ou não uma peça dessa? Então pode comprar tranquilamente, por mais que hoje a estampa de poá esteja em alta, ela é atemporal e nunca sai de moda.

Enfim, abuse do poá e as suas mais diversas possibilidades nessa estação.

Gostou? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui.

Beijo grande,

Vanessa Duarte

@vanduarte_estilo_imagem www.facebook.com/vissconsultoria

 

 

by // 3 Comments

3 Comments on {Trend} Poá | Pois | Polka dots

  1. Fe Cardoso
    3 de junho de 2014 at 18:21 (4 anos ago)

    Top Vanessa!! deu até saudade de escrever meus posts..rsrs tão corrida nossa, mas super inspirada por você. beijo e sucesso

    Responder
  2. Paula
    2 de junho de 2014 at 18:57 (4 anos ago)

    Nossa Vanessa… que fofura! Nem imaginamos com usar o “poa”… eu mesma tinha a falsa idéia de ser sempre negativo e positivo! Você me despertou um novo olhar para as lindas bolinhas…. quem diria que “poa e onça” ficaria tão lindo! Parabéns você entende do que diz!!
    Adoro suas dicas!!!! Continue nos informando!
    beijos grande
    sua super seguidora!

    Responder

1Pingbacks & Trackbacks on {Trend} Poá | Pois | Polka dots

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *