Esse post é para você minha leitora amada, para os novos leitores e também para minhas marcas parceiras. Há tempos venho me incomodando com as mudanças do Instagram e nessa última semana no meu SnapChat (quem não segue ainda vai lá VANDUART) fiz uma enquete para saber:

Porque os leitoras e seguidoras não estão mais interagindo no Instagram?

Eu explico, primeiro vinha sentindo muita falta dos comentários das minhas seguidoras nas mídias no geral, no Insta, aqui no Blog e no Facebook que é comum porque o Face Empresarial (a página) é baseada em anúncios, se você não anuncia, aparece de 1 a 3% do seu público só cada publicação, exatamente para te incentivar a investir financeiramente a cada post.

No meio do ano passado o Instagram, que foi comprado pelo Facebook, começou a apresentar sinais de mudança e inclusão de anúncios pagos, desde então vários bugs e pequenos probleminhas apareceram e a ferramenta começou a ficar complicada para quem a usa profissionalmente como bloggers, empresas, portais de comunicação, lojinhas no próprio Instagram, etc.

Senti uma queda razoável e muitas pessoas começaram a me dizer que não viam mais minhas fotos, foi então que comecei a ler notícias que o Instagram estava entrando nos formatos de venda e anúncio o que por um lado é bom porque:

  1. Regulariza a visibilidade da mídia, afinal muitos perfis grandes de 1, 2, 3 milhões cobram pra divulgar bloggers e marcas, e o valor é absurdo, chega a custar por volta de R$800 a foto (que é apagada posteriormente e que não resolve porque nesses 1,2,3 milhões tem seguidores de diversos perfis que geralmente não é o publico alvo daquela marca), no anúncio você atinge um público exato.
  2. Evita pessoas comprarem likes e seguidores – gente isso é robô, não adianta ter número e não entregar resultado para o cliente!!!!! Sou totalmente contra e não gosto de quem faz, é fake total!!!!

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-2Por outro lado é péssimo:

  1. Quando entra a política de anúncios entra o corte de visibilidade igual expliquei lá em cima, li em alguns veículos que hoje as fotos publicadas no Insta aparecem até 5% do seu número de seguidores, isso mesmo 5 PORCENTO SÓ!!! 
  2. Nós marcas (porque eu sou uma empresa, uma marca) fico de mãos atadas, ou pago para a publicação ter mais visibilidade ou simplesmente não apareço para as pessoas que querem me seguir?
REVOLTANTE GENTE!

É muito trabalho, pensar na foto, tirar 150 fotos até acertar, pensar na harmonia da timeline, passar horas tratando fotos para ficarem do jeitinho que queremos, reescrever a legenda várias vezes pensando em você leitora, em colocar todas as dicas possíveis para AJUDAR E INSPIRAR VOCÊS, (e isso é só o trabalho do Instagram, fora aqui no blog, esse post mesmo fiquei escrevendo até as 3AM), para simplesmente menos de 5% das pessoas verem o seu trabalho? Oi? Triste.

Eu faço com TANTO AMOR, TANTA DEDICAÇÃO E TANTO SUOR que é impossível não desanimar.

Juntando partes técnicas veio a minha percepção do desinteresse das leitoras e vocês me ajudaram muito, tivemos várias respostas que me esclareceram e fizeram pensar junto:

A @camilaamaral_oficial, a Ju do @truquefeminino, @mariliaboaretto, ambas concordam que o publico mais velho interage menos, a Ju ainda falou dela como leitora que ela não gosta realmente de comentar.

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-3

SUPER CONCORDO! Meu público algo é uma mulher de 23 a 37anos, que possui vários papéis como mãe, executiva, aluna, filha, esposa e tem muitos afazeres, é independente financeiramente e talvez não queira se expor muito. Você leitora que está lendo, estou certa?

Além delas, mais 12 leitoras por Insta e Snapchat responderam que tem idade perto dos 30 anos (pra baixo e pra cima) e não gostam muito de comentar, seja porque não tem muito tempo, por vergonha ou não gostar mesmo. Respostas unanimes, não tive outras respostas sobre idade versus gostar ou não de comentar.


Mais algumas opiniões que achei bacana mostrar na íntegra e comentar individualmente com vocês.

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-8

Sim, muito se falou da FALTA DE RESPOSTA, fui olhar minha timeline e no meio de tantos elogios as perguntas importantes, dúvidas e tudo que não gostaríamos de deixar passar se perdem nos comentários de LINDA, AMEI, que também são incríveis e que também vocês sentem falta de resposta e isso eu não sabia.

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-9

Conversei bastante com a Nath do @blah_blog e é natural, podemos não ter 100k de seguidores, mas com os comentários e feed do Insta subindo a cada minuto nos perdemos nas notificações, temos que ver foto a foto para poder ver os comments e responder. Minha meta diária agora, responder todas vocês!!!!

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-10


 

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-13LEITORA, SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PORQUÊ:

  • Para que eu veja se estou agradando com aquele tipo de conteúdo e se esse conteúdo que devo continuar colocando ou não.
  • Para os números do blog, assim como uma empresa preciso mostrar resultados para as marcas que sou contratada, por mais que eu só use o que acredito (e sim eu recuso trabalho caso não acredite na marca, porque sou leal a você que está aqui e acredita na minha opinião), sou um veículo de comunicação, apresento acessos do blog, cliques no site, likes e comentários do Instagram, esse é meu trabalho e vivo inteiramente do blog, então seu comentário e curtida são muito importantes.
  • Para poder tirar as dúvidas ou esclarecer algo, pode ser que eu diga alguma coisa que não ficou clara ou tirar dúvidas, até fazer posts (sim eu AMO sugestões e pedidos)

 

CONCLUSÕES

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-14

  • Achei que faltavam comentários de vocês, mas eu também deixei passar vários, então é duplo, um lado tem receio de comentar e o outro quando recebe comentário não vê e não responde. Vou redobrar atenção a cada fotos, toda pergunta e comentários feitos serão respondidos!
  • Minhas leitoras tem idade média entre 23 e 37 anos, um público alvo mais velho e que não gosta tanto de comentários, então tudo bem, sempre dei mais valor para qualidade do que quantidade! – mas mesmo assim conto com vocês para me dar um termômetro do conteúdo ok?!
  • Vou continuar sendo fiel ao meu conteúdo, meu perfil e minhas coisas, quero que saibam que no meu perfil nunca teve seguidor comprado, nunca paguei para perfil nenhum me divulgar, fiz 2 sorteios só entregando consultorias de moda como prêmio, meu trabalho, minha essência, ou seja meu público alvo e comigo aqui só tem verdade, só o que eu acredito.
  • Eu adoro fazer parcerias, trabalho em conjunto com outras bloggers/stylists, portanto, tenho grupos e continuo naqueles que visam crescimento, troca de experiência, projetos em parceria e não números, só números, comentários excessivos, likes excessivos não quero. As blogueiras também são publico alvo de conteúdo e marcas, eu por exemplo já comprei muita peça que vi no IG de alguma amiga, acompanho assiduamente blogs de beleza para melhorar minha make, enfim, preciso e devo sempre me aprimorar e uma forma de crescer é crescer JUNTO, acredito muito nisso.
  • Vou continuar visando sempre QUALIDADE, um trabalho de CONTEÚDO, SÉRIO, COMPROMETIDO, o resultado é um material íntegro e profissional, afinal estudei e estudo até hoje para poder compartilhar um pedacinho dos meus conhecimentos aqui.
  • Continuem aqui comigo, façam sugestões, críticas, estou totalmente aberta e quero cada vez mais fazer conversas como essa, estar próxima de vocês. Quero saber a opinião de vocês e contruir JUNTO. 

Desculpe o tamanho do post, mas foi um misto de desabafo, papo-cabeca, querer entender vocês ai do outro lado, enfim…

Por último para evitar perder meu conteúdo, ative as notificações, vou amar ver seu comentário e saber sua opinião sempre 😉 :

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-1

Se chegou agora por aqui muito seja bem vindo, venha conversar comigo no Instagram e esse papo continua hoje no Snapchat:

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-11

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-12

 

Com muito carinho, obrigada por chegarem aqui, deixem comentários, dúvidas, quero saber a opinião de vocês aqui do blog também.

INSTAGRAM-BLOG-VANDUARTE-16

Beijo enorme,

Vanduarte-Logo

 

by // 7 Comments

7 Comments on Porque ninguém comenta mais no Instagram? Enquete leitoras

  1. alessandra faria
    3 de fevereiro de 2016 at 09:05 (2 anos ago)

    Que post mais perfeito!
    Arrasou e desvendou o mistério! rsrs
    Meu público é mais concentrado na minha faixa etária (se identificam, claro), entre 30 e 50 anos. Elas não gostam de curtir, muito menos de comentar, mas elas comentam comigo pessoalmente, pois muitas são amigas, ou cometam por outras redes como o inbox do face.
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

    Responder
  2. Evelyn
    3 de fevereiro de 2016 at 08:59 (2 anos ago)

    Eu nunca comentei, mas sempre vejo o seu blog. Gosto do estilo, do conteúdo, das marcas… imagino como seja difícil seu trabalho, mas sinto falta de post mais frequentes, queria conteúdo novo todos os dias, principalmente pq eu só acesso o blog, quase não uso as outras redes sociais… hehehehe Parabéns pelo trabalho. E força, q vc já está no caminho certo. Bj

    Responder
  3. Carla No Trabalho
    3 de fevereiro de 2016 at 08:21 (2 anos ago)

    Amei o Post (falei isso no insta né). A abordagem do tema está fácil pra quem não entende e ao mesmo tempo completa para quem é da área! Esse post merece ser compartilhado!

    Beijos!

    Responder
  4. Camila Ticiane
    2 de fevereiro de 2016 at 20:43 (2 anos ago)

    Tirou as palavras que estavam na minha boca!!! Ótima ideia compartilhar isso com nossos leitores!!!! Beijao

    Responder
  5. Blah Blog
    2 de fevereiro de 2016 at 13:40 (2 anos ago)

    AMAAAAAY amica lynda! Vou compartilhar lá na Fã page do bloguito!

    Responder
  6. MARIA MANUELA
    2 de fevereiro de 2016 at 09:21 (2 anos ago)

    Obrigada por compartilhar essas informações… não entendo nada de midias (só leio e acomapnho perfis). Se a ideia é te incentivar a nos ajudar, a troca é muito justa (e na verdade, o lucro é ainda maior pra gente!). Será maravilhoso participar ativamente da comunidade VanDuarte rsrs…. Onde podemos mandar duvidas com fotos (tipo foto de um brinco q eu comprei pq achei maravilhoso mas nao sei se da pra usar o tanto que eu gostaria hahahaha)

    Responder
    • Vanessa Duarte
      2 de fevereiro de 2016 at 10:40 (2 anos ago)

      Maria Manuela, fico MUITO feliz que tenha gostado. Pode me mandar por e-mail contato@vanduarte.com.br, perguntas aqui, no Insta, no inbox do snapchat, que respondo tudo ok?! =)
      Beijo grande!!!!!!
      Van*

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *